Portal memória | Gabinetona

Quais ferramentas usamos?

Para criar soluções aos desafios da construção de um mandato aberto, coletivo e popular, desenvolvemos algumas tecnologias sociais: metodologias para garantir a presença ativa da população em nossas decisões e contribuir para a redução da distância entre as maiorias sociais e a política institucional.

Queremos que essas ferramentas sejam acessíveis a outros projetos e propostas de ocupação cidadanista da política institucional. Aqui você conhece os Laboratórios Populares de Leis, os Grupos Fortalecedores, o Mapa de Lutas e as Consultas Públicas. Essas foram as soluções, entre as muitas possíveis, que encontramos. São instrumentos em constante desenvolvimento e você pode ajudar a aprimorá-los.

Você pode saber mais sobre cada uma delas na seção Gabinetona Multiplica: um guia dessas tecnologias sociais com o desejo de permitir a adaptação dessas práticas para outros mandatos de caráter coletivo e popular.


Conheça nossas tecnologias sociais!

Para democratizar o acesso a recursos acessados pelo mandato, desenvolvemos dois instrumentos de consulta à população: o EMENDA COM A GENTE é um processo aberto e participativo para destinação das emendas parlamentares individuais acessadas pelas deputadas estadual e federal da Gabinetona. Com essa tecnologia social, buscamos contrapor a lógica eleitoreira que muitas vezes orienta a destinação do dinheiro público. Os projetos contemplados podem ser conhecidos no site do Emenda com a Gente para conhecer os projetos contemplados. Já o CÊ FRAGA? é uma chamada pública simplificada para reconhecer iniciativas sociais e culturais desenvolvidas em Belo Horizonte. A cada edição, por meio desse processo participativo aberto a todos cidadãos e cidadãs, são mapeadas ações que contribuem para o fortalecimento das lutas populares na cidade. Algumas delas são selecionadas para receber uma doação. Esses recursos são fruto de parte dos subsídios mensais das parlamentares. Desde o início da Gabinetona, elas reservaram um percentual do que recebem como forma de honrar o compromisso com a desconstrução dos privilégios da classe política. Acesse o site do Cê Fraga? e conheça as iniciativas contempladas.

Tem interesse nesse material?
Faça seu download aqui

Os GRUPOS FORTALECEDORES (ou GFortes) são espaços de diálogo permanente com a sociedade. Formados por pesquisadoras, ativistas, representantes de associações, instituições, coletivos, fóruns e demais pessoas interessadas em contribuir com a orientação política do mandato. Funcionam como um canal de aprendizado e interlocução. 

Nos GFortes, assim como nos LabPops, a população participa diretamente da nossa atuação parlamentar. Dessa interação, podem resultar ações como debates, audiências públicas, requerimentos de informação e outras intervenções legislativas, além de posicionamentos dos mandatos.

Tem interesse nesse material?
Faça seu download aqui

Nossa equipe tem compromisso e experiência de atuação junto a diversas lutas populares. O MAPA DE LUTAS é uma forma de organizar nosso trabalho em o diálogo constante com a população, para identificar pautas prioritárias e facilitar o acesso desses grupos aos instrumentos da política institucional.

Tem interesse nesse material?
Faça seu download aqui

Os LABORATÓRIOS POPULARES DE LEIS (ou LabPops) são espaços de troca em que elaboramos as propostas legislativas do mandato. Por meio de rodas de conversa e grupos de trabalho, construímos nossos projetos de lei e criamos estratégias para incidir em propostas apresentadas por outros parlamentares ou pelo Executivo. 

Os LabPops são convocados diante de questões de relevância, relacionadas às nossas pautas de atuação. Além das referências do Mapa de Lutas, convidamos pessoas, movimentos e instituições ligadas ao assunto e que podem auxiliar na construção de novas propostas.

Tem interesse nesse material?
Faça seu download aqui