Portal memória | Gabinetona

Linha do tempo

Nosso trabalho teve início em 2015, quando integrantes de movimentos, organizações, coletivos e ativistas de Belo Horizonte e região criaram as Muitas, uma movimentação que tinha o desejo de ocupar as eleições municipais com cidadania e ousadia. Até 2020, atuamos nas três esferas do legislativo, em um mandato coletivo: quatro parlamentares nas três esferas do Poder Legislativo, com ações e estratégias compartilhadas, e uma equipe ativista, diversa e compromissada. Acompanhe nossa evolução na nossa linha do tempo.


2017 - 2º semestre

Votação da Reforma Administrativa

Em maio, teve início na Câmara Municipal de Belo Horizonte o debate sobre o PL 238/17, Projeto de Lei da Reforma Administrativa da PBH que prevê uma série de mudanças na estrutura da administração pública da cidade. Como trata-se de um projeto que tem grande impacto sobre as políticas públicas e os serviços que serão oferecidos à população, incidimos durante todo seu processo.

O processo trouxe alguns avanços, entre eles a recriação da Secretaria Municipal de Cultura, e também perdas significativas – na contramão da garantia plena de direitos, a bancada fundamentalista rejeitou a criação do Conselho Municipal LGBT no projeto de Reforma Administrativa da PBH.