Portal memória | Gabinetona

Teatro no Legislativo

Arte e política se afetam mutuamente

A Gabinetona tem a proposta de construir um mandato coletivo e criativo, em que arte e política se afetam mutuamente. Quando foi vereador do Rio de Janeiro, Augusto Boal colocou em prática uma vertente do Teatro do Oprimido, o Teatro Legislativo. Inspiradas por essa experiência desenvolvemos criamos um grupo de teatro e educação popular, AzDiferentonas! e desenvolvemos uma série de projetos:

Teatro nas Ocupas

Com a proposta de fomentar vínculos entre mulheres de ocupações urbanas de Belo Horizonte, o Teatro nas Ocupas teve início em 2019 e ganhou visibilidade com o espetáculo AntigonaS, uma releitura do mito grego de Antígona. A peça, dirigida por Cristina Tolentino, é apresentada pelo Grupo de Teatro Mulheres de Luta, parceiro da Gabinetona. É formado por moradoras da Ocupação Carolina Maria de Jesus, que fica no Centro de Belo Horizonte e é organizada pelo Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas. As participantes do Teatro nas Ocupas aumentam sua participação na comunidade e experimentam a construção do bem viver e da luta como sentido de vida ampliado.

T.O. na Cidade

A cada edição, ativistas, artistas e estudantes de Belo Horizonte participam de formações sobre Teatro do Oprimido, tornando-se multiplicadoras da técnica em suas quebradas, coletivos e movimentos sociais.

Coletivo de Teatro Político e Popular

A partir da troca de experiências com a equipe da Escola de Teatro Popular (ETP), criada por Juliano Boal, filho de Augusto Boal, no Rio de Janeiro, criamos o Coletivo de Teatro Político e Popular. A ideia é convidar pessoas ligadas a movimentos sociais, partidos políticos e lutas populares a fazerem aulas de teatro e montarem um coletivo de experimentações cênicas. Ao final, as participantes podem multiplicar os conhecimentos junto a seus movimentos, formar outros coletivos de Teatro Político e utilizar essa metodologia como forma de dialogar, problematizar e encontrar soluções para problemas das mais variadas áreas.

Veja aqui outros projetos