Portal memória | Gabinetona

Glossário

l

refere-se às mortes provocadas pela ação da polícia.

sigla que designa a comunidade de pessoas com orientação sexual e identidade de gênero que divergem de heterossexual e cisgênero. As letras significam:

  • L: lésbica – refere-se à orientação sexual. Pessoa designada como mulher no nascimento ou que se identifica como mulher e que se relaciona afetiva e/ou sexualmente com outras pessoas do gênero feminino. 
  • G: gay – refere-se à orientação sexual. Pessoa designada como homem no nascimento ou que se identifica como homem e que se relaciona afetiva e/ou sexualmente com outras pessoas do gênero masculino.
  • B: bissexual – refere-se à orientação sexual. Pessoa que se relaciona afetiva e/ou sexualmente com pessoas do gênero feminino, masculino ou demais gêneros.
  • T: transgêneros (travestis ou transexuais) – Pessoas que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento e buscam uma adequação ou mudança para outro gênero. Exemplo: pessoa que nasceu com órgão sexual feminino, mas se identifica com o gênero masculino. 
  • Q: queer – pessoas que não se identificam com feminino ou masculino, não concordam com rótulos sociais e transitam entre os gêneros.
  • I: intersexual – pessoa que nasce com variações anatômicas nos órgãos sexuais que não permitem que sejam identificadas como gênero masculino ou feminino. Eram chamadas de hermafroditas, termo atualmente em desuso. 
  • +:  abrange todas as outras denominações. O “A”, por exemplo, vem de “assexuais”, que são pessoas que não sentem nenhuma atração sexual. Já o “P”, significa pansexuais (pessoas que podem desenvolver atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas, independentemente de sua identidade de gênero ou sexo biológico).

instrumento preventivo da Política Nacional do Meio Ambiente que deve ser exigido quando algum empreendimento ou obra puder causar poluição ou danos ambientais.

ações que enfrentam e resistem aos efeitos do atual sistema capitalista que se baseia no lucro e acirra a desigualdade entre as classes sociais, exclui e oprime as diversidades, privilegia minorias e extrai nossos recursos naturais de forma predatória.