Portal memória | Gabinetona

Gabinetona Multiplica

Guia de tecnologias sociais

Quando chamamos a Gabinetona de um mandando “aberto, coletivo e popular” tentamos traduzir em poucas palavras o nosso esforço de fazer, na prática, outra política possível – sem os velhos vícios e abusos que afastam tanta gente das instituições que deveriam defender os interesses do povo. Um exercício cotidiano de processos e métodos que visam ampliar a participação da população na vida política, construindo ativamente muitas das decisões, propostas e atividades realizadas pelas representantes eleitas.

Essas tecnologias buscam permitir que as lutas sociais estejam presentes e atuantes no cotidiano dos mandatos. Não se trata de “dar voz", mas de torná-las parte fundamental e integrante da atuação parlamentar. É o que entendemos como radicalização da democracia e que queremos compartilhar aqui. Construímos esse guia na esperança que possa inspirar outros mandatos cidadãos e ativistas em Minas Gerais e no país.

Como parte dessa iniciativa, que tem a missão de registrar as experiências desenvolvidas ao longo de quatro anos pela Gabinetona, compartilhamos aqui guias com mais informações sobre essas tecnologias de forma a permitir a adaptação dessas práticas para outros mandatos de caráter coletivo e popular.